Apresentação Matriz

A Matriz Intersetorial é uma ferramenta estratégica de gestão pública, que possibilita dar visibilidade quanti-qualitativa à exploração sexual de crianças e adolescentes, fundamentado na base de dados do Disque 100, e ao seu enfrentamento em âmbito federal, estadual e municipal, por meio das ações e programas de promoção, proteção e controle, viabilizadas pela Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual. Possibilita a municipalização do enfrentamento da ESCA quando permite que o município, por meio de um gestor, atualize as políticas sociais implantadas naquela localidade. Também oferece um acervo documental, a legislação sobre a temática, análise de mercado e as universidade que atuam no enfrentamento da ESCA. Todas estas informações estão disponíveis para consulta pública neste site e o cadastro de novas informações do município será feito no Sistema Matriz.
Foi desenvolvida e coordenada pelo Grupo de Pesquisa sobre Tráfico de Pessoas e Exploração Sexual de Mulheres, Crianças e Adolescentes-VIOLES, do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília, em parceria com o Programa de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes-PNEVSCA, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
O objeto de sua análise são as políticas públicas, por meio dos programas e ações de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes no contexto da Promoção, Proteção, Legislação, Sociedade Civil e do Mercado, visando à construção de novos indicadores para subsidiar as ações intersetoriais, as redes de enfrentamento e seu monitoramento.